terça-feira, 30 de novembro de 2010

Baixo de Natal



Outro dia, tuitando com amigos percebi que muitos reclamavam da nao aprovação no Auto de Natal, espetaculo natalino mantido com verba municipal.
E numa brincadeira com Luiz Gadelha falei: "Oxe minha gente, parem de reclamar, vamos fazer um Baixo de Natal", pronto, foi o cutucão que alguns artistas esperavam pra dar inicio a uma nova empreitada, nascia O Baixo de Natal.
Em poucos minutos Baixo cresceu com a velocidade dos meios virtuais onde nasceu. Os primeiros a dar apoio ao movimento foram Buca Dantas, Luiz Gadelha, Ramilla de Souza, Jota Mombaça, Polliana Praça. Rapidamente a noticia se espalhava pela cidade, três horas depois da primeira citação, o Baixo já tinha apoio dos principais artistas da cidade, e os emails nao paravam de chegar com amigos querendo ajudar de alguma forma.
Realmente parecia que todos esperavam por algo que nos tirasse na inércia doentia da cidade.
Nós nao sabíamos ainda o que era o Baixo de Natal, tínhamos pessoas de todas as linguagens artísticas, queríamos fazer algo novo, queríamos mostrar nossa produção, abrir novas perspectivas.
Nas primeiras reuniões, poucas lamentações e muitos encaminhamentos, todos finalmente estavam empenhados em fazer algo pela cultura da cidade, mostrar que nossa arte nao é apenas alegoria de final de ano, ensaiamos, pesquisamos e trabalhamos muito, porém não encontramos espaço pra nossa arte.
Quem tá afim de esperar por mudanças, fique a vontade, nós cansamos! estamos vivos e unidos e mesmo que no futuro isso no dê em nada, hoje é isso que nos alimenta.
Viva o Baixo do Natal, viva os artistas de Natal...