domingo, 5 de junho de 2011

Escola Municipal de Teatro do Natal prestes a fechar as portas

Olá ! pessoas da cultura e do teatro!

Venho à público neste momento denunciar o descaso das autoridades com a Escola Municipal de Teatro do Natal.

Vamos começar explicando o que é a Escola. A Escola Municipal de Teatro do Natal é uma Instituição Cultural e educativa regida pela FUNCARTE e aprovada pelo MEC.É uma Escola técnica com curso de Interpretação para ator e atriz, com duração de 2 anos e meio.O curso é subsequente ao nível médio.E a Escola é a segunda do Nordeste. Hoje, a Escola atende de cerca de 60 alunos, que pretendem fazer o Curso técnico e desenvolver trabalhos no Teatro em Natal e outras regiões do Estado. A Escola funciona na àrea de lazer de Panatis, zona norte de Natal, de segunda à sexta, no horário das 19h às 22:15h.

Mas, no atual momento, a Escola passa por uma crise: falta de professores.E vou explicar o motivo.Sem professores de teatro, a Escola não poderá funcionar. No ano passado, os professores eram contratados pela ATIVA, órgão que a Prefeitura de Natal acabou.
No inicio deste ano, houve a idéia de transferir 08 professores da área de artes cênicas e teatro, formados, concursados e qualificados para o Ensino de teatro. A ideía foi aprovada pela FUNCARTE., mas quando foi posta para a Educação - SME, não funcionou.

O motivo pelo qual o Secretário adjunto de assuntos pedagógicos, o Sr Marcos Kleber, afirma em dizer que não pode transferir os professores para a Escola de Teatro é que o limite prudencial da Educação já está ultrapassado.Isso compromete a contratação de novos professores substitutos para preencher as vaga nas Escolas municipais do Natal.
Portanto, os cerca dos 8 professores de teatro não poderiam jamais ser transferidos para a referida Escola, que ameaça agora fechar as portas.

Outra solução seria a Prefeitura do Natal abrir concurso para professor da Escola de Teatro, mas pelo que vejo, não existe interesse algum neste fato.

Eu fui Professor da Escola até duas semanas atrás, ministrando a disciplina História Geral do Teatro, com carga horária de 60hs. Acabei de desistir do trabalho, pois depois de tantas tentativas, ligações telefônicas, emails, ida à SME, não conseguimos a respectiva transferência de matrícula, pois sou funcionário da Educação concursado.Por motivo de integridade, saúde e sobrecarga de trabalho, tive que deixar a escola e me dedicar as Escolas em que já estou lotado por função.

Outros professores de teatro continuam dando aula, como voluntários, sem remuneração, mas não sei por quanto tempo. Apenas Diana Leão, que ministra aulas de figurino é que é contratada da Capitania. Eis os nomes dos professores:
Roseane Melo
Rodrigo Nascimento
Claúdio Rocha
Genildo Mateus
Maria Cristina da Silva - Cris Moreno
Francesco Rodrix
Aldair Rodrigo
Abraão Lincoln - desistente

Relembrando a todos, que os professores citados acima, são concursados e pertencem a Rede Municipal de Educação, na disciplina Arte teatro. Mesmo assim, para a SME, é impossível fazer essa transferência.

Lembramos também que, em conversa num almoço do Sr .Secretário Roberto Lima com o Sr. Secretário Walter Fonseca, ficou acertado a respectiva transferência dos 8 professores para o bom funcionamento da Escola. E dias depois, em reunião com os professores, foi esclarecido que não podia se fazer a transferência.

É importante salientar que o Cordenador da Escola, Sr Véscio Lisboa, têm a todo momento tentado resolver a questão, ido às reuniões, e trabalhado em prol da respectiva transferência.Mas, sozinho, ele não pode fazer muita coisa.

Diante dessa questão, manifesto aqui o meu repúdio a esta administração, que continua demonstrando a cada momento, o descaso e a falta de compromisso com a cidadania cultural em nossa cidade e com as artes em geral.

Depois do fechamento do Teatro Sandoval Wanderley, agora será a Escola Municpal de Teatro?

Peço que divulguem em todas as redes sociais. A cidade precisa saber disso.

Até quando comeremos o "pão que o diabo amassou"? Ou meus amigos professores de teatro, formados e qualificados, continuarão dando aulas de graça pelo amor à arte, porque a arte é sempre bela.

Lamento pelos alunos, lamento pelo teatro, lamento por Natal.

Enquanto isso, como é tempo de São João e a Prefeitura vive de marketing e eventos, a capitania se preocupa agora com os festejos juninos, para acender a fogueira no meio da rua, sendo que esta fogueira já faz tempo que está pegando fogo, e está literalmente acabando com tudo !!!!


att
Abraão Lincoln Rosendo Frazão

Um comentário:

  1. Uma pena saber que a formação de futuros atores está em jogo, muitos acham que ser ator ñ é trabalho, pelo contrário, o que seria de nós sem a graça ou o drama que nos faz ir ao teatro, cinema e ver tv, essa arte que ameniza nossa realidade nos dando diversão. Qnd pequena meu sonho era estar no palco, desistir exatamente pela falta de incentivo, ñ gostaria de ver outros perdendo sua arte.

    ResponderExcluir