terça-feira, 21 de junho de 2011

À margem da sociedade - Pobres de Marre


Foi no processo de montagem do espetáculo Pobres de Marre que surgiu meu interesse pelas pessoas que estão `a margem da nossa sociedade. Durante a pesquisa do espetáculo, a observação dos moradores de rua foi fundamental para entender como se dava o processo de distanciamento e negação da nossa sociedade por esses indivíduos .
Venho observando que o numero de excluídos sociais tem aumentado bastante, principalmente com o advento das novas tecnologias, do universo virtual, onde uma nova linguagem 'e utilizada, onde a comunicação se reinventa diariamente. Ai me surge uma questão. Onde ficam os velhos nessa historia? os que não conseguem se adaptar? e os que resistem ao universo virtual?
A lista dos excluídos tem aumentado muito na sociedade contemporânea. Afinal, quem são essas pessoas? porque as excluímos? elas também excluem a sociedade? O que podemos fazer para mudar isso? devemos fazer algo? ou devemos deixar cada um a sua sorte?
São muitas questões que certamente estarão na minha próxima pesquisa de montagem.

2 comentários:

  1. Em alguns casos, os viciados em tecnologia é que se excluem. Isso, é claro, até eles passarem a ser a maioria. Notou como cada vez mais as pessoas se isolam nas suas telinhas (celulares) em vez de conversar com as pessoas que estão bem à sua frente?

    ResponderExcluir
  2. Verdade,estamos cada vez mais distantes de nossa natureza. Nao sei ate o quanto isso 'e bom ou ruim.

    ResponderExcluir