quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Experimentos para a montagem do espetáculo Jacy

Iniciamos nessa segunda-feira de carnaval os primeiros experimentos de cenas do novo espetáculo do Carmin, intitulado, provisoriamente, de Jacy.
No elenco eu e Henrique Fontes, a dramaturgia foi composta por Pablo Capistrano e Iracema Macedo.
Leiam um trecho: 
“Voltei a fumar depois de quarenta anos”.
(acende o fumo)
“Faz mal a saúde seu Jacy”
“que saúde doutor? Já perdi minha saúde faz tempo”.
“Para cada cigarro que o senhor fuma o senhor perde dez dias de vida”.
“Doutor, eu já estou no lucro!”
Quem foi que disse que vive melhor quem vive mais?






Parece que começou de repente. Comecei a sentir vergonha, muita vergonha e muito medo de fazer as coisas mais simples, ir ao banco, à mercearia, ao correio. As pessoas começaram a sentir pena de mim e tudo ficou muito perigoso, os passos na rua, os degraus, atravessar a rua hoje é uma luta. 

Vamos abordar o tema da velhice a partir da historia de uma frasqueira encontrada no meio da rua por Henrique, dentro dessa frasqueira encontramos documentos, cartas, fotos, objetos pessoais de uma senhora chamada Jacy, com esses pertences montamos um quebra-cabeças da vida dessa senhora.
O processo de montagem tem sido doloroso, porem muito satisfatório. Terça-feira de carnaval fomos ao asilo Juvino Barreto, visitar e conversar um pouco com os idosos de la, tivemos muitas surpresas, ouvimos historias incríveis, vidas que foram esquecidas e que agora queremos reviver. Afinal, a vida de cada um de nós daria um filme, nesse caso, uma peça de teatro.  Em breve... Jacy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário